domingo, 5 de setembro de 2010

LENA BAKER

                              Lena Baker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus

Lena Baker
Nascimento 8 de Junho de 1901
Cuthbert (EUA)
Morte 5 de Maio de 1945 (43 anos)
Reidsville (Estados Unidos)
Lena Baker (8 de Junho de 1901 - 5 de Março de 1945) foi uma afro-americana executada no estado da Georgia em 1945 pelo assassinato de Ernest Knight, seu patrão de 67 anos. Foi a única mulher a ser executada na cadeira elétrica na Georgia. Em 2005 foi oficialmente perdoada, pois na verdade agiu em legítima defesa.

Julgamento

Em 14 de agosto de 1944 iniciou-se o julgamento de Lena Baker, presidido pelo juiz William "Duas Pistolas" Worrill, que manteve 2 pistolas a vista durante todo o julgamento. Ao fim da tarde, o júri, composto apenas de homens caucasianos, considerou Lena baker culpada por assassinato. O governador Ellis Arnal deu a condenada mais 60 dias para uma solicitação de perdão, que foi negada.

Execução

No dia 5 de março de 1945, Lena Baker sentou-se calmamente na cadeira elétrica e disse: "What I have done, I did in self-defense. I have nothing against anyone. I'm ready to meet my God". Tradução: O que eu fiz, eu fiz em legítima defesa. Não tenho nada contra ninguém. Estou pronta para encontrar Deus.

Perdão

Em 2001 a família Baker entrou com um pedido de perdão concedido pelo Conselho da Geórgia do Perdão e Paroles que analisou o veredicto original como racista. Em 2005, 60 anos após sua morte, foi concedido perdão total e incondicional a Lena Baker, pois uma sentença de 15 anos teria sido mais apropriada.

Filme

Em 2009, foi lançado o drama com o título original de The Lena Baker Story (Traduzido: A Verdadeira História De Lena Baker) dirigido por Ralph Wilcox.

4 comentários:

  1. Olha só uma Historiadora que só hj conheceu a História desta mulher, pesquisei e postei para que vcs também conheçam. bjs.

    ResponderExcluir
  2. LENA BAKER UMA MULHER BATALHADEIRA QUE ENFRENTOU A CADEIRA ELETRICA. PARABENS LENA PELA SUA GARRA. SUA HISTORIA MEXEU MUITO COMIGO SOU SEU FAN.

    ResponderExcluir
  3. condenada injustamente,mais por racismo do k pelo crime k nao foi crime,e sim legitima defesa.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir